Notícia Contábil

INSS: qual a importância de atualizar e conferir o CNIS

19/08/2022



INSS: qual a importância de atualizar e conferir o CNIS

O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um extrato que inclui informações sobre as contribuições ao INSS de todo o segurado. Este documento é apresentado para ter acesso aos benefícios pagos pelo Instituto, como a aposentadoria.

O segurado pode ter acesso ao CNIS através do site Meu INSS. Desta forma é possível acompanhar, consultar e atualizar as informações.

Desta forma, evitam-se  problemas futuros como, por exemplo, na hora de se aposentar. Quer saber como atualizar o CNIS e entender a sua importância? Acompanhe este texto até o final.

O que é e para que serve o CNIS?
Para o INSS, o CNIS é a base para verificar se o cidadão tem ou não direito ao benefício solicitado. Este é o primeiro motivo para que o segurado mantenha o CNIS atualizado, comparando com as informações da carteira de trabalho, por exemplo. 

Isso porque não é o segurado que lança os dados no CNIS, é o próprio INSS. Entre os dados que constam no documento estão os dados pessoais, valor de salário e as contribuições realizadas ao INSS.

Além dessas, outras informações importantes também podem constar no CNIS. Com ele, ainda é possível:

Verificar se a empresa está repassando ao INSS o desconto que faz no holerite do funcionário;
Consultar se a empresa comunicou a baixa na carteira (CTPS);
Consultar se houve alguma falha na comunicação entre empresa e INSS;
Calcular o tempo de contribuição;
Calcular o valor do benefício;
Prever problemas que o segurado vai enfrentar ao requerer o benefício;
Adiantar levantamento de documentos que o INSS vai solicitar quando o benefício for requerido;
Verificar se o segurado tem mais de um NIT (Número de Registro do Trabalhador).
Qual a importância de conferir o CNIS?
Conforme mencionamos no início do texto, o ponto mais importante em conferir os dados do CNIS, é na hora de solicitar aposentadoria. Estar com os dados divergentes sobre períodos de contribuição, renda ou identificação dificultam bastante o processo para que o benefício seja aprovado.

Nessa linha, também ocorre para o benefício ser deferido com as informações erradas. Por exemplo, se algum período de contribuição for esquecido e o segurado for solicitar algum benefício, o INSS pode não considerar esse tempo de contribuição e nem os valores contribuídos no cálculo da renda.

Portanto, um valor de benefício menor do que aquele que o segurado realmente tem direito.

Mas como fazer para consultar o CNIS?
O cadastro pode ser consultado a qualquer momento e sem sair de casa. Tudo através do site Meu INSS. Veja o passo a passo:

Faça o login no site ou aplicativo Meu INSS;
Clicar em “Do que você precisa?”;
Procurar por “extrato de contribuição” e selecionar o serviço;
Por fim, clicar em “Baixar PDF” e terá o extrato do CNIS em mãos.
Encontrou algum dado errado? Veja como atualizar
Se o segurado encontrar alguma informação errada no CNIS, pode atualizar o cadastro da mesma forma: pelo Meu INSS.

 Para isso, é importante ter todos os documentos atualizados em mãos e ficar atento no passo a passo de como atualizar o CNIS pela internet. Confira:

Fazer o login no Meu INSS e escolher a opção “Agendamentos/Solicitações”. 
Clicar em “novo requerimento” no canto direito e depois pesquisar por “dados”. Caso o desejo seja apenas atualizar os dados cadastrais, será necessário clicar na primeira opção “atualização dos dados cadastrais”. 
Nesse serviço o segurado pode corrigir os dados cadastrais e de contato, além de atualização da atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo, ou Segurado Especial.

A última etapa é anexar todos os documentos atualizados. Todos eles devem estar legíveis, com uma boa fotografia ou cópia dos documentos. Não se deve cortar nenhuma informação ou deixar qualquer dado desfocado ou por fora. 

Por fim, é só confirmar todas as informações e finalizar a solicitação para atualizar o CNIS.

Por essas razões, é essencial atualizar o CNIS e também manter outros documentos atualizados que serão necessários para o futuro do segurado.

Fonte: Jornal Contábil

Voltar

Seg - Sex 8:00 - 12:00 | 13:30 - 17:30